sexta-feira, 25 de abril de 2014

Moradores de Santo André poderão enviar Propostas para o Orçamento Participativo da cidade via Internet

O prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), anunciou nesta quinta-feira (24/04) que o OP (Orçamento Participativo) de 2014 irá aceitar que os moradores da cidade indiquem indicar suas prioridades pela internet. Serão escolhidas 20 propostas para as diversas regiões do município e uma para a cidade. A partir de 8 de maio, o site da Prefeitura estará disponível para os cadastros.
 “Temos levantamento que 86% das residências da cidade têm acesso à internet. Entendemos que é o momento do OP avançar e ampliar a participação”, disse secretário de Orçamento e Planejamento, Alberto Alves de Souza.
 De acordo com o prefeito Grana, a ideia também é atingir um público jovem de 15 a 29 anos. “Nas plenárias do PPA (Plano Plurianual) do ano passado, observamos que não conseguimos dialogar com a juventude. Vamos testar essa nova fórmula”, afirmou.  “A marca de nosso governo é o diálogo e pensamos em ampliar o processo e criar novos canais de participação à população”, completou o petista.
 Crianças – Além da novidade digital, o prefeito também lançou o OP Criança, que já iniciou os debates em abril sobre as prioridades para a cidade, que atingem 35 mil alunos de 4 a 10 anos das 51 Emeiefs (Escolas Municipais de Ensino Infantil e Ensino Fundamental) e 31 creches da rede municipal, além de uma creche parceira.
 Presença – Mesmo como o OP Digital, as plenárias regionais continuarão a ser realizadas e a população debaterá com o governo o que quer incluir no Orçamento da cidade. Serão realizadas 20 plenárias de 6 de maio a 6 de junho. 
 As audiências públicas também elegerão 20 conselheiros para integrar o Conselho Municipal de Orçamento, que contará também com outros 20 representantes do governo. Esse órgão é quem fará a deliberação sobre as propostas a serem incluídas nos orçamentos de 2015 e 2016.
 Após a conclusão dos trabalhos será confeccionado um caderno para ser distribuído à população com as prioridades escolhidas. 

Fonte: Jornal ABCD Maior