quinta-feira, 22 de maio de 2014

Adotanimal’ invade fronteira e atrai moradores de cidades vizinhas

A Adotanimal de Santo André invadiu fronteiras e atrai moradores de cidades vizinhas. Realizada sempre no último domingo de cada mês no Parque Central, na Vila Assunção, a tradicional feira virou endereço certo para as pessoas interessadas na adoção de animais vítimas de maus-tratos ou abandonados. O próximo encontro ocorre neste dia 25, das 10h às 15h, com pets 61, entre cães e gatos, adultos e filhotes
animais
Moradora no Parque das Américas, em Mauá, Aline Bergamim Felipe, 22 anos, garante presença na Adotanimal pela primeira vez neste domingo. “Quero adotar um cachorro de porte pequeno e me recomendaram a feira de Santo André”, contou a estudante do ensino médio. Após o casamento, a jovem foi obrigada a deixar a cachorrinha Fiona na casa dos pais. Na época, encontrou o pet abandonado e sem destino na movimentada Avenida do Oratório, em São Paulo.

A balconista Gabriela Florêncio, 22 anos, também moradora na cidade vizinha a Santo André, desta vez na Vila Magini, pretende encontrar um ‘amigo peludo’ na feira. Para isso, basta ter mais de 18 anos e levar os documentos exigidos pela Zoonoses, órgão vinculado à Secretaria de Saúde: identidade (RG), CPF e comprovante de endereço no nome do proprietário. Os interessados serão submetidos à breve entrevista para levantar se o perfil do adotante se encaixa aos padrões solicitados. Também é assinado um termo de responsabilidade.
No caso de quem optar pelos cães, a dica é levar a guia e a coleira; para os gatos, a caixa transporte não pode ser esquecida pelo adotante. Vale ainda lembrar que os animais, acima de cinco meses, serão entregues aos novos donos castrados, vacinados contra a raiva e vermifugados, segundo a veterinária Simone Ortiz Rizzotti. Nesta edição, dos 61 bichos, 41 serão cachorros, dos quais, 17 filhotes e 24 adultos; e 20 felinos, respectivamente, nove e 11.
Além de moradores de Mauá, a Adotanimal já recebeu visitantes de São Bernardo, São Caetano, Diadema e Ribeirão Pires e outros bairros de São Paulo. Muitos deles, inclusive, saíram felizes ao lado dos novos amigos adotados. Na edição de abril da feira, 41 animais, dos quais 27 cães e 14 gatos, entraram para a lista de ‘conquista de cidadania’.
PIONEIRA – Santo André foi a primeira a cidade a realizar uma feira livre de adoção de animais abandonados, mais precisamente em novembro de 2009. No ano passado, 388 peludos ganharam novo lar – 262 cachorros e 126 gatos. A ação é realizada com entidades parceiras, entre elas, o Colégio Singular, responsável pelas orientações de posse responsável.
Outra dica é visitar o canil municipal, onde os animais abandonados vivem por tempo indeterminado e à espera de uma adoção. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na rua Igarapava, 239, no Bairro Valparaiso. O telefone da Zoonoses é o 3356-9075.
Crédito Foto: Diego Barros/PSA

‘5ª Feira Adotanimal de 2014’
Data: neste domingo (25)
Horário: das 10h às 15h
Local: Parque Central
Endereço: Rua José Bonifácio, s/n. Vila Assunção.

Fonte : site PMSA