sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André realiza inscrições para cursos gratuitos

Duas ótimas oportunidades para quem deseja iniciar trajetória na produção audiovisual. A Escola Livre de Cinema e Vídeo (ELCV) realiza inscrições para o Núcleo de Formação em Cinema - Turma 6 até 31 de janeiro, e para a oficina Santo André Documenta até 17 de fevereiro.



Nos dois casos as aulas são gratuitas. Para participar, o candidato precisa ser maior de 18 anos e deve comparecer à sede da ELCV, localizada no Parque Chácara Pignatari, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 14h às 19h30, com uma foto 3x4 e cópia da Cédula de Identidade, do CPF e do comprovante de endereço. No ato da inscrição, o candidato deverá preencher uma ficha e responder a um questionário.



O Núcleo de Formação em Cinema – Turma 6 tem duração de três anos com aulas ministradas de segunda a sexta-feira, das 19h30 às 22h30. O curso é composto por disciplinas como produção, direção, roteiro, direção de fotografia, comunicação e expressão, história da imagem, história do cinema brasileiro, linguagem cinematográfica, câmera e iluminação, edição e montagem, captação e edição de som, direção de arte, entre outras.



Os candidatos passarão por seminário, entrevista e dinâmica. O resultado final sairá em 22 de fevereiro, e as aulas terão início no dia 27 do mesmo mês. Confira o cronograma completo: 
         01/02, às 19h30 – Seminário ELCV no auditório Heleni Guariba (Teatro Municipal). 
         08/02: Divulgação da lista dos aprovados para entrevista (2ª fase) 
         10/02 e 13/02, às 18h30: Entrevista com os pré-selecionados na ELCV 
         14/02: Divulgação da lista dos selecionados para dinâmica (3ª fase) 
         16/02 e 17/02, às 19h30: Dinâmica na ELCV 
         22/02: Divulgação da lista final dos aprovados para no site www.santoandre.sp.gov.br 
         27/02: Início das aulas


    Santo André Documenta

    Já a oficina Santo André Documenta terá duração de quatro meses, com aulas aos sábados, das 14h30 às 17h30, e será ministrada por Bruno Carneiro, professor formado em Cinema pela ECA-USP com ênfase em pesquisa de documentário e produtor de curta-metragem. Os alunos terão também orientações sobre edição e montagem e poderão participar de disciplinas complementares nas áreas de elétrica e composição para o audiovisual.

    Nas aulas serão produzidos documentários a partir do patrimônio cultural material e imaterial de Santo André, segundo as definições da Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), conforme as seguintes características:



    Material: monumentos – obras arquitetônicas, de escultura ou de pinturas monumentais, elementos de estruturas de caráter arqueológico, inscrições, grutas e grupos de elementos, assim como grupos de construções isolados ou reunidos que, em virtude de sua arquitetura, unidade ou integração na paisagem, possuem  valor universal excepcional do ponto de vista da história, da arte ou da ciência.

    Os locais de interesse são obras do homem ou obras conjugadas do homem e da natureza; e as zonas, incluindo os locais de interesse arqueológico, com um valor universal excepcional do ponto de vista histórico, estético, etnológico ou antropológico.



    Imaterial: as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas e também os instrumentos, objetos, artefatos e lugares que lhes são associados e as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos que se reconhecem  como parte integrante de seu patrimônio cultural.

     Confira abaixo o cronograma das atividades de inscrição e os documentos necessários para realizá-la:



    • 24/02: Divulgação da lista dos pré-selecionados para entrevista
    • 03/03: Entrevista com os candidatos
    • 06/03: Divulgação da lista dos aprovados no site www.santoandre.sp.gov.br
    • 10/03: Início das aulas
     Fonte : Site da Prefeitura de Santo André