sexta-feira, 15 de junho de 2012

Domingo dia 17 de junho - EXPO SAÚDE no Parque Central

A Prefeitura de Santo André, por meio das secretarias de Governo, Saúde e Inclusão Social, realiza neste  domingo (17), das 9h às 14h, a Expo-Saúde – Prevenção em Exposição, no Parque Central, com entrada franca. O evento será em alusão ao Dia Mundial de Combate à Violência contra o Idoso (15 de junho), estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).  “A data foi criada com o objetivo de despertar uma consciência mundial, social e política sobre a existência da violência contra a pessoa idosa”, explica Inês Rioto, assessora de Políticas Afirmativas para a Pessoa Idosa, Departamento de Humanidades, Secretaria de Governo.

Os participantes da atividade poderão realizar medição de glicemia, aferição da pressão arterial, teste físico e massagem antiestresse nos estandes da feira. Entre outras ações, haverá ainda demonstrações de hidroterapia, verificação do IMC (Índice de Massa Corpórea) e Step Teste de Harvard, tipo de exame voltado a detectar e diagnosticar doenças cardíacas. 
Considerando um aumento significativo no número de pessoas portadoras de doenças crônicas, cardiovasculares, osteo-musculares, câncer e transtornos mentais, a Expo-Saúde tem como objetivo estimular e ajudar as pessoas a adotarem hábitos saudáveis, baseando-se em oito princípios básicos que podem ajudar pessoas de todas as idades. São eles: nutrição, exercício físico, água, luz solar, qualidade de vida, ar puro, descanso e espiritualidade.